Projeto e construção de uma maquete de um equipamento de Ressonância Magnética – PARTE 1

Depois de MUITO tempo, finalmente consegui atualizar meu site, e gostaria de mostrar o mais recente projeto que terminei : uma maquete, em escala 1:5 de um equipamento de Ressonância Magnética, baseado no modelo Discovery MR750, fabricado pela General Electric.

Essa maquete foi solicitada pela unidade local da UNIGRAN, para uso dos acadêmicos de Biomedicina, principlmente para demonstrar a dinâmica do manuseio dos pacientes e da realização dos exames, e terá também função educacional junto a alunos do Ensino Médio e ao público em geral, em feiras de profissões e exposições.

Após alguma pesquisa online, e após contatar o fabricante do equipamento, recebi algumas imagens e coletei material suficiente para iniciar o projeto da maquete. Afim de manter o fator de escala entre as partes, utilizei dados disponíveis nos manuais de “site planning”, que se destinam a fornecer informação suficiente para que o responsável pela preparação do espaço onde será instalado o equipamento possa prever dimensões minimas, tubulações, áreas de circulação, etc.

Eis as imagens básicas utilizadas para a modelagem inicial :

 

 

 

Essas figuras foram inseridas no software Fusion360 (Autodesk), sendo calibradas em tamanho e colocadas em posição correta relativamente uma à outra, e então utilizadas como uma referencia para o traçado dos contornos e para a definição dos tamanhos relativos entre as diversas partes.

 

 

Dado o grande tamanho do conjunto, foi necessário subdividir as partes maiores de forma que as sub-partes pudessem ser produzidas nas minhas duas impressoras 3D , cujos volumes de impressão têm de modo geral de 200 mm em cada dimensão.

 

 

 

 

 

Após imprimir todas as peças relativas ao Magneto (o que levou cerca de 400 horas no total), que é a parte principal da maquete e que foi feita em primeiro lugar para permitir ajustar a altura da maca cuidadosamente, essas peças foram unidas por soldagem das bordas, utilizando uma estação de solda analógica Hikari especialmente modificada para fornecer temperaturas mais baixas, da ordem de 200 ºC.

 

 

Após isso, foram aplicadas tiras de manta de fibra de vidro inernamente nas regiões de junção das partes, afim de conferir boa resistência mecânica ao conjunto.

 

 

 

Isto feito, foi então iniciada a parte de acabamento superficial, consistindo de diversas camadas de massa rápida intercaladas com lixamento em úmido, usando lixas progressivamente mais finas, e finalmente seguidas de diversas camadas de primer universal também intercaladas com lixamentos. A superficie ficou então pronta para a pintura final.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o Magneto pronto para o acabamento final, foi então projetada a estrutura da maca, pois era necessário garantir o perfeito alinhamento entre a maca em posição elevada e o túnel do magneto, evitando assim que as guias corrediças ou mesmo o leito móvel da maca tocassem nas paredes do tunel, o que iria danificar a pintura.

Em breve a segunda parte !!!!