Tornearia

Torno Mecânico

Torno Mecânico

O Torno Mecânico é considerado por muitos como “A Mãe de Todas as Máquinas”, dada a sua incrível versatilidade na produção de peças mecânicas em diversos materiais.

Carro porta-ferramentas

O torno originalmente produz peças de revolução, isto é, peças que são geradas girando um bloco de material que pode ser metálico, plástico , etc (usualmente chamado de tarugo), e dando forma a esse material em rotação usando uma variedade de ferramentas cortantes especiais.

Torneamento externo

Torneamento externo

Detalhe do processo de corte

Detalhe do processo de corte

Torneando o diâmetro

Diâmetro desejado atingido

Torneando o ombro

Torneando o ombro

Finalizando a separação da peça

Separando a peça do tarugo

Peça separada do tarugo

Peça separada do tarugo

Nossa especialidade é a confecção de peças únicas ou em pequenas quantidades, com alto padrão de acabamento e de precisão nas medidas.

Usinagem de pinos em latão, junto à ponta de uma lapiseira 0.5mm para referência de tamanho

Adaptador de hélice em bronze para motor de aeromodelo

O Torno também pode executar usinagem na parte interna das peças e em suas faces, além de abrir roscas internas e externas.

Torneamento interno

Faceamento

Mas não são apenas peças de forma cilíndrica que podem ser usinadas. Existem meios de fixar virtualmente qualquer formato que esteja dentro da capacidade da máquina, inclusive peças de formato completamente irregular, como nos exemplos abaixo:

Fixação invertida

Peça de secção retangular

O Torno, quando equipado com as ferramentas corretas é capaz de executar tarefas aparentemente impossíveis ou extremamente delicadas…

Ajustando um impulsor de turbina em Fibra de Carbono

Ajustando um impulsor de turbina em Fibra de Carbono

Alargando o furo de uma arruela

Alargando o furo de uma arruela

Partes de um conector magnético

 

A  máquina complementar ao Torno, conhecida como Fresadora, inverte esses papéis: ela gira as ferramentas de corte e movimenta linearmente o material a ser usinado em dois ou três eixos contra essas ferramentas giratórias, gerando assim essencialmente peças com faces, tanto retilíneas quanto curvas (por exemplo no caso de abertura de furos de grande diâmetro).

Fresadora

A fresadora possui uma mesa móvel em dois eixos horizontais (X e Y), e seu cabeçote (que contém o motor e que leva as ferramentas de corte) possui movimento vertical (eixo Z). Além disso o cabeçote da máquina pode também ser inclinado, possibilitando assim inúmeras opções de posicionamento e movimentação.

Mesa e cabeçote da Fresadora

Utilizando uma imensa variedade de ferramentas de corte, a fresadora é capaz de executar diversas operações, como furação com brocas, corte, rosqueamento, fresagem e abertura de furos de grande diâmetro usando um acessório especial.

Eis alguns exemplos das notáveis capacidades dessa máquina:

Operação como Furadeira

Marcação da superfície

Furação com brocas

Corte de peças

Abertura de furos em linha e posterior abertura de rasgo

Fresamento do topo de uma peça

 

Juntas, essas máquinas permitem produzir uma variedade assombrosa de peças e formas.